sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Utilização de software's no ensino de química


Em plena era digital, ainda se encontram pessoas que não estão familiarizadas com a tecnologia que é o computador.Este equipamento está presente no dia-a-dia das pessoas, seja na forma de um caixa eletrônico no banco, ou até mesmo em um automóvel.
e no processo de ensino-aprendizagem, o computador pode oferecer benefícios para uma melhor aprendizagem. Entretanto, ainda são muitos os estudantes que não tem acesso a essa tecnologia, principalmente os de baixa renda. Seria então, interessante que as escolas oferecessem aos estudantes essa tecnologia em prol do melhor aprendizado.
Acredita-se que ao utilizar a informática em sala de aula, o professor deve preparar-se, elaborando estratégia de ensino que atraiam os estudantes para o conteúdo a ser lecionado, para que possa haver contribuições na construção do conhecimento. E que a utilização de softwares e programas multimídias não seja apenas a visualizaçaõ seqüencial de textos, figuras ou vídeos, mas que tenha participação ativa do estudante. Ou seja, é necessário que softwares ou programas multimídias ofereçam estratégias de interação com os usuários, por exemplo, fazendo com que eles pensem e proponham soluções para alum problema verificado.
É preciso destacar que não é o software que faz a diferença em termos de resultados cognitivos, mas sim, a forma de como ele é utilizado no processo ensino-aprendizagem pelo professor (Guerra, 2000). Além disso, é importante se atentar para qual conteúdo ele será aplicado, pois há grandes possibilidades de melhoras de ensino, ao utilizar os recursos da informática para lecionar conteúdos abstratos e de difícil aprendizagem pelos estudantes, tais como isomeria e periodicidade das propriedades químicas.
Ao lecionar periodicidade das propriedades químicas, um software pode ser de grande utilidade para apresentar e facilitar a consulta, manipulação e correlação entre dados essenciais para o estudo da regularidade das propriedades periódicas dos elementos. E o software QuipTabela pode ser uma boa alternativa para essa atividade, pois ele é um software atualizado, em português e gratuito.



Miguel de Araújo Medeiros
Departamento de Química-Instituto de ciências exatas-UFMG

2 comentários:

Yani Saionara disse...

ei mana...

esse resumo fikou show d bola...

PARABENS!

Kedmagc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.